sexta-feira, 1 de abril de 2016

A HISTÓRIA EM CENA! A hora e a vez da História, contra a força obscura da memória pré-fabricada


Nos anos 1980, o historiador Nora organizou uma coleção sobre as memórias da França. Um coroamento das políticas de memória que passaram a vigorar no mundo. A questão é que ficamos reféns dessa visão distorcida das memórias... Não nos perguntamos a que tipo de interesses essas políticas atendiam e tampouco que consequências teriam para as sociedades. 

Sejamos claros: as memórias não correspondem aos fatos, mas a versões destes. Noutros termos, a importância das memórias se prendia aos elementos antropológicos do passado, mas não à verdade do que ocorreu no passado. 

Assim, esquecemos que o nazismo ascendeu na Alemanha graças a artimanhas políticas; que o franquismo se instalou na Espanha depois de uma guerra civil contra um governo eleito democraticamente; que o Golpe de 1964 foi desferido contra um governo eleito também democraticamente e que contava, então, com apoio de 70% da população (IBOPE).

Ontem o povo brasileiro foi às ruas pela DEMOCRACIA. Manifestou-se em todo o Brasil contra um golpe que vinha sendo orquestrado pelas mesmas forças que impingiram regimes fascistas pelo mundo ao longo da história. Não podemos nos render as "narrativas da memória" que a mídia, sobretudo televisiva fabrica contra nós. 

Façamos da História - a ciência que revela o passado - nossa arma contra essa ficção. Uma ficção que têm-se fabricado contra o governo eleito democraticamente pelo voto.  São os bandidos, como Cunhas, Aécios, Serras, Alckimins, FHCs, Paulinhos da Força, Bolsonaros, Caiados que atacam a democracia. A democracia é contra eles porque são minoria. A democracia é contra eles porque são bandidos. Todos eles são contra os brasileiros e seus interesses. O trabalho deles é garantir que sejamos roubados em nossas riquezas sem que saibamos. Defendem interesses de empresas e outros países aqui dentro.

Façamos da História nossa arma de guerra contra essa gente! Uma quadrilha que vive das memórias que inventa para o povo, porque não têm coragem de enfrentar o cheiro do eles mesmo vêm fazendo ao longo da história. 

Vamos por fim às memória sórdidas inventadas pelas mídias.

Nada é mais esclarecedor do que a verdade.

Viva à História!  


Sobre a corrupção, informe-se:
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2012/09/psdb-partido-mais-sujo-brasil-ranking-justica-eleitoral.html
http://opiniaoenoticia.com.br/brasil/um-ranking-da-corrupcao-por-partido/

Nenhum comentário: