sexta-feira, 27 de abril de 2012

POLÍTICA: COMENTÁRIOS

IMPORTANTE: não leio mais jornais brasileiros, só o clipping da radiobrás.
Se me interesso por alguma noticia vou aos jornais, como El Pais, Le Monde, a BBC Brasil, The Guardina e os blogs do PH Amorim, Nassif, . Mas isso pode distorcer algumas das inferências que faço das manchetes. Mas, é proposital! A manchete deveria dizer tudo!


MANCHETE: Por unanimidade, STF valida cotas raciais em universidades!

I
Um sociólogo chamado Simon Schwartzman diz, em entrevista, que "ao diferenciar pessoas pela cor da pele ou raça, as cotas geram mais discriminação"... Na verdade, desde que FHC tornou-se presidente esta categoria de intelectual entrou em queda no meu conceito. Têm também diploma de sociologia - o que não converte ninguém a sociólogo - Ali Kamel da Globo e um tal Magnoli sei lá da quantas. O inteligente analista esqueceu-se que quem faz a distinção é o homem, não a lei. Afinal, todos sabemos que só exite uma raça entre os humanos: a humana. O problema é que sempre se discriminou o negro no Brasil, não tanto pelo tom da pele - como alhures, mas pelo tipo de trabalho (manual) que exercia, desde a época da escravidão, pois na maioria das vezes era pobre. Rico e ricas, de qualquer origem, no Brasil, são recebidos frequentemente como "iguais", salvo raras exceções que confirmam a regra. Mas, quando vieram alemães, italianos, europeus "brancos" se fossem pobres recebiam o mesmo tratamento do negro. A vinda destes também ampliou o preconceito entre nós.

II

Richard Haass, na "Visão Global" (sic) de um jornal, afirma: "Aos vencedores, mais desafios: Líderes de emergentes enfrentam o fato de que as reivindicações dos cidadãos  cada vez mais superam a capacidade de satisfazê-las." Sempre mais do mesmo. A crise de 2008 provou que, quando se trata de gastos voltados aos agentes financeiros, nunca faltam dinheiros e argumentos!

III
"Dora Kramer: Vontade da maioria [?]
Goste-se ou não, a aprovação do Código Florestal expressou a vontade da maioria, sem relação com o tamanho ou a fidelidade da base aliada." Certamente, ela se refere a maioria NO CONGRESSO! Não acredito que ela se refira à população!

IV
"Valor Econômico
Manchete: Mesmo com economia fraca, renda real tem forte avanço." "Notícia"  nem um pouco capiciosa, não? A crise econômica chegou aqui frágil, embora real, mas o crescimento da renda é um dado muito mais relevante! Fundo musical: Manipula, meu amor, manipula!

Nenhum comentário: