quinta-feira, 17 de outubro de 2013

ABUSO! Gays poderão ser barrados nas igrejas: INACEITÁVEL! GRAVE VIOLAÇÃO DE DIREITOS!


É PRECISO SER INTOLERANTES COM A INTOLERÂNCIA!

Não sou gay, mas não nutro qualquer preconceito quanto às opções sexuais das pessoas. Minha atitude se baseia na premissa de que não admitiria que interviessem nas minhas escolhas de qualquer natureza, como jamais permiti. No entanto, li a notícia acima, no clipping da Radiobrás de hoje, referindo-se ao Jornal do Comércio de Pernambuco que me deixou alarmado.

"Gays poderão ser barrados nas igrejas
Comissão de Direitos Humanos da Câmara aprova projeto que livra padres e pastores da lei da discriminação. (Págs. 1 e 9)"


Isso é um acinte a todos aqueles que prezam suas liberdades individuais e agride a lei de um jurista - no mínimo, conservador - sobre discriminação no Brasil. Me envergonhei de saber que uma comissão da Câmara dos deputados  - dita de Direitos Humanos - tenha se prestado a essa barbaridade. 
O projeto -se podemos chamar disso - abre um perigoso precedente legal, demonstrando o caráter fascista de quem a propôs e daqueles que a aprovaram. A lei Afonso Arinos que puni discriminação no Brasil é herdeira dos mais importantes avanços conquistados pelo pensamento iluminista, que pretendia retirar a humanidade da barbárie. Assim, o projeto fere a Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão - do século XVIII.
Como historiador acho imprescindível alertar a todos os brasileiros que o nazismo alcançou o poder na Alemanha por meio de estratégias semelhantes. Reitero aqui uma frase que venho difundindo entre meus alunos: DEVEMOS SER INTOLERANTES COM A INTOLERÂNCIA!

PS. Precisamos nos conscientizar que defender direitos humanos é defender os seus direitos, é resguardar os limites que outros podem exercer sobre você e os seus em nome de qualquer argumento que não seja de valorização do que é humano. CUIDADO! ESTÃO VIOLANDO SEUS DIREITOS!!!

Nenhum comentário: